dezembro 5, 2023 @ 08:00 – 17:00
[APB-PB Participa] Nesta segunda-feira, 4 de dezembro, a partir das 8h30, acontecerá a reinauguração da Biblioteca Angela Chaves, vinculada à Escola Cidadã Integral Técnica Francisca Ascensão Cunha, localizada no bairro dos Bancários, em João Pessoa.
Essa escola é uma das unidades atendidas pelo projeto Fortalecendo Laços, Construindo Pontes: a APB-PB no apoio à implantação, qualificação e democratização de bibliotecas públicas na Paraíba. A iniciativa vem sendo coordenada pela direção da escola, juntamente à biblioteca e equipe do projeto, sob coordenação da bibliotecária-documentalista Gilvanedja Mendes.
A reinauguração da biblioteca surge a partir do seu diagnóstico situacional, que identifica a necessidade de melhorias, a saber:
• Infraestrutura;
• Organização do acervo;
• Criação de identidade visual;
• Criação de materiais de preparo técnico especializado;
• Realização de atividades artístico-culturais e de mediação de leitura e informação.
No ato de reinauguração, a biblioteca será denominada Angela Chaves em homenagem à professora. A escolha do nome ocorreu a partir de um processo de votação realizado com apoio do projeto junto à comunidade escolar da Ecit Francisca Ascensão Cunha.
A programação contará com apresentação artística com alunos(as), retrospectiva do projeto, visita guiada à biblioteca, cerimônia de descerramento da placa, apresentação do cordel, coffee break e mais.
BIOGRAFIA
Angela Cândida Chaves Silva, nasceu em 21/04/1963, natural de Sapé- PB.
Jovem adulta, ingressou na luta pela Educação e Direitos Humanos, fazendo parte de movimentos estudantis enquanto frequentava a UFPB e UEPB. Mais tarde, deu início a sua profissão de Educadora. Hoje, professora com 35 anos de experiência no ensino de Língua Portuguesa, continua compartilhando seus conhecimentos na Ecit Francisca Ascensão Cunha. Feminista, ativista, lésbica, atuou por muitos anos como coordenadora do Espaço LGBT da Paraíba. Sempre foi uma voz ativa nos Movimentos Feministas de João Pessoa e no Movimento de Mulheres Lésbicas Maria Quitéria. Seu engajamento a levou a concorrer a vereadora em João Pessoa, em 2016.